sexta-feira, 18 de julho de 2014

As Rondonetes em sua missão

   A partir de amanhã estaremos partindo para uma missão que nos foi dada. Com o intuito de trocar experiências e levar todo o nosso carinho e dedicação para a cidade de Coração de Jesus em Minas Gerais. Uma terra que ainda não conhecemos, vamos ver assim que colocarmos os pés lá. A expectativa está grande, foi crescendo em nossos corações essa vontade de estar lá e de viver lá.
   Parece que faz tão pouco tempo que passamos pelas etapas de seleção, montamos um projeto e fomos escolhidas. A sensação é de um privilégio enorme!! Representar a nossa faculdade Fundação Hermínio Ometto - Uniararas, em outro estado. É sim uma grande Responsabilidade.
   Mas eu acredito na gente. Acredito em cada integrante deste grupo, que de um jeito peculiar se completa, se unifica. E agora levaremos toda a nossa energia, a nossa alegria, e muito mais muito amor; pela nossa profissão e por aquelas pessoas.




Novas amizades já nasceram, e esta é uma das coisas que recebemos, é algo de muito valor, mas que dinheiro nenhum pode comprar. Projetos são assim: DÃO MUITO TRABALHO! Mas, o retorno já foi garantido.

MUUITA FORÇA e DETERMINAÇÃO pra gente!
E agueeeeeeenta CORAÇÃO, hahaha

#ProjetoRondon2014 #OperaçãoCatope #CoraçãodeJesus #Rondonetes #Uniararas #FHO

texto: Fernanda Muzy.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Coração de Jesus – MG – Operação Catopê

O município de Coração de Jesus como tantos outros do Estado de Minas Gerais nsfreu grande influência das Bandeiras.   Paes Leme, foi o primeiro bandeirante a atingir a região que hoje é o município de Coração de Jesus, formando desde então a povoação do antigo Arraial do Sagrado Coração de Jesus.  Em 1774, Francisco Ferreira Leal doa ao patrimônio do Arraial Sagrado Coração de Jesus as terras que constituem hoje quase todo o território da cidade. Em 1792, foi construída a Capela do Sagrado Coração de Jesus.

Em 1.832 o Arraial é elevado a distrito, a partir desta época, a indústria extrativa da borracha atraiu numerosos trabalhadores conseguindo então a estrada da prosperidade ascendente. Sete anos mais tarde, passa a chamar-se Coração de Bom Jesus.

De acordo com Lei 556, de 30/8/1911 emancipou-se do município de Montes Claros e teve o seu nome mudado para Inconfidência. Em 1928, é denominado definitivamente Coração de Jesus em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do lugar.

Coração de Jesus, antigo distrito criado em 1832/1891 e subordinado ao município de Montes Claros, tornou-se vila denominada Inconfidência pela Lei Estadual nº 556 de 30 de agosto de 1911 e foi elevado ao status de cidade em 10 de setembro de 1925. Recebeu a denominação atual em 1928.

Suas grutas, achados pré-históricos e lagoas são procurados por visitantes e pesquisadores, com destaque para Lagoa Feia, onde não existe nenhuma espécie de vida. Outro lugar também atraente é a Santa Pedra, uma silhueta de pedra negra, imagem encontrada numa barroca, perto do Córrego do Sumidouro, próximo a sede.

De acordo com Censo Demográfico do IBGE (2010) a população total do município é de 26.033 habitantes.


É nessa cidade que acontecerá o Projeto Rondon Operação Catopê nos dia 20/07 à 04/08/14, a FHO/Uniararas estará presente com 08 alunos e 02 professores junto com os rondonistas da UEL, desenvolvendo atividades referente aos temas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.


Fontes: 
www.selmawebsite.blogspot.com.br
www.ecoviagem.uol.com.br
www.coracaodejesus.mg.gov.br


















                                         











Projeto Rondon Operação Velho Monge

A operação Velho Monge se encerrou no dia 03/02/14.

O rondon foi um sucesso devido ao apoio assessora de cultura da cidade e principalmente da população de Senador Alexandre Costa-MA que não mediram esforços em dar um pouco de conforto aos rondonistas e apoiar na divulgação das atividades desenvolvidas na Cidade, fazendo assim, um sucesso de publico as capacitações.

Sei que no último dia fomos surpreendidos com uma homenagem da população e isso nos proporcionou uma sensação estranha que se instalou no coração de cada um, era uma mistura de dever cumprido e uma vontade de ficar mais um pouco.

Agora nos resta apenas matar as saudades.
                                                         

                                               
                                                  





















segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

UM MÊS... =/

Oh meu Deus, hoje faz um mês inteirinho que estávamos saindo de Araras com destino a Senador Alexandre Costa. Apesar da empolgação não sabíamos que iríamos viver algo tão intenso nessa cidade. Pessoas marcaram nossas vidas profundamente. Nós nos aturamos como uma família mesmo durante todo o tempo que passamos juntos. Muito amor existe entre nós agora, graças ao Projeto Rondon. Sem falar dos demais estudantes rondonistas que conhecemos, e que estão em todo o canto do Brasil. Experiência essa que com toda certeza guardaremos em nossos corações e em nossas mentes. Agradeço a cada um de vocês que me aguentaram e me aguentarão pelo resto de suas vidas...Jaciara MoraesJanaina AlmeidaJulia DamelioBruna VidorettiKerolyn GalvãoMay EuflauzinoMax Silva. Amo muito vocês todos. Meu muito obrigado também aos professores Valdenilson Zorél e Renata Rother de Souza, que nos ajudaram de montão, em TODOS os momentos. E é claro, a toda população Prefeitura Municipal de Senador Alexandre Costa-MA, afinal, sem vocês essa experiência não teria existido! Abraço forte a todos!

By: Luu




quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DANDO TCHAU... =/

Não sei se digo felizmente ou infelizmente, mas nossa estadia aqui em Senador Alexandre Costa está terminando, a cada minuto que passa uma sensação estranha se instala ainda mais em meu coração, um mistura de dever cumprido e vontade de ficar mais um pouco. Algumas das lições que o projeto me deu e nunca reclamar do que se tem, pois existem pessoas em situação bem pior e estão sempre com o sorriso no rosto e dispostas a aprender, entender que com certeza as aparências enganam e que algumas pessoas precisam de grandes emoções para mostrar quão boas são. Enfim se eu ficar escrevendo aqui não vou parar nunca mais, mas na verdade tudo o que eu queria era um pouco mais de toda essa sensação, dessas pessoas!

By: Juu


SAUDADE QUE FICA!

Deixar pra trás algo que te faz bem é sempre muito triste, é assim que me sinto deixando a cidade Senador Alexandre Costa/MA. Foram poucos dias (infelizmente), porem dias suficientes para eu reavaliar minha vida. Quando você se depara com uma realidade distante da sua, você se dá conta que não tem motivos para reclamar de nada e que a vida é muito mais bem vivida com as coisas simples que ela nos proporciona. Entre um abraço e outro senti a necessidade de ficar um pouco mais, fazer mais pelas pessoas. O carinho que recebi nesse período só me fez pensar que é preciso mais amor, humildade e valor um para com os outros. Meu coração está apertado e agora só me resta fotos para lembrar de tudo que presenciei. O Rondon realmente proporciona mudanças. Nada foi por um acaso. Se essa chance me foi dada foi por um propósito. Aprendi muito mais do que eu pude ensinar. Lembro do rosto de todos que me marcaram, de todo esforço que fizeram pra nos acomodar na cidade, do sorriso das crianças e do choro sentido na nossa partida. Com certeza foi a melhor coisa que ja me aconteceu na vida!
Daqui pra frente espero de coração que as pessoas continuem regando as sementes que plantamos e repassem tudo de bom que absorveram. E de onde eu estiver passarei a diante tudo que esse povo humilde e guerreiro me ensinou. Palavras não explicam tal sentimento de um rondonista! Amei tudo! Já estou morrendo de saudade...


By: Bruu


MÚSICA!!! ^^

O que é Rondon pra mim agr??
Bom, a música diz tudo...
A todos nós, JuliaJaciaraBrunaJanainaKerolynLuana e May, loucos rondonistas:

Agora eu sei exatamente o que fazer,
Bom recomeçar, poder contar com você Rondon,
Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá em SAC também,
Um homem quando esta em paz, 
Não quer guerra com ninguém

Eu segurei minhas lágrimas,
Pois não queria demonstrar a emoção,
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais sobre a percepção,
Eles dizem que é impossível encontrar o amor
Sem perder a razão,
Mas pra quem tem pensamento forte,
O impossível é só questão de opinião

E disso nós rondonistas loucos sabemos, só os loucos sabem,
Disso os loucos sabem, só os loucos sabem

Toda positividade eu desejo a vocês Alexandrenses,
Pois precisamos disso, nos dias de luta,
O medo cega os nossos sonhos,
O medo cega os nossos sonhos,
Alexandrenses lindos eu quero morar na sua rua,
Vocês deixarão saudade, vocês deixarão saudade,
Quero vos ver outra vez, quero vos ver outra vez,
Vocês deixarão saudade...
E como deixarão


By: Max


sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FALA RONDONISTA!!!

As vezes a vida nos proporciona alguns momentos que ficarão marcados em nossa memória até o fim de nossos dias e, felizmente, fui premiada com um desses momentos: a oportunidade de participar do Projeto Rondon pela FHO - UNIARARAS. Se eu falar que foi fácil estarei mentindo, pois o desafio teve início bem antes de viajarmos, passando por seleções, construindo projetos, montando as capacitações, enfim, atividades que nos foram propostas para "treinarmos" e assim, sermos ainda mais capazes de realizar nosso trabalho com compromisso e dedicação. E sabe porque eu coloco treinamento entre aspas? Porque nada no mundo é capaz de nos preparar para as coisas que são vividas na operação. O carinho do povo da cidade (aqui, em especial, os Alexandrenses) que sempre nos acolhem com o qcue há de melhor; carinho, respeito, força de vontade, perseverança, entre tantas outras qualidades desse povo. só tenho a agradecer a todos os meus amigos rondonistas, ao pessoal da cidade, aos professores que estão nos acompanhando e aos tantos outros que nos ajudaram nesse tempo aqui em Senador Alexandre Costa.
A saudade já está apertando no coração, mas o sentimento de dever cumprido faz esta dor diminuir um pouquinho.
SAC, jamais sairá das minhas lembranças!

By: Júlia


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

AMIGOS PARA SEMPRE

Cada dia que passamos aqui é uma história diferente a ser contada. as muitas pessoas que conhecemos e seu grande carinho por nós é incrível. mesmo longe de casa, nos sentimos em casa. E repito, a vontade de ficar aqui aumenta. 
Essas pessoas maravilhosas com quem tenho trabalhado e estudado muito, que passaram de meros conhecidos para irmãos de verdade, afinal, aguentar costumes diferentes não é pra qualquer um. rsrsrsrs
E agora já não sei o que seria de mim se eles não estivessem aqui. No começo, sentimentos apreensivos, dúvidas quanto ao que iria acontecer, e até mesmo julgamentos ruins a primeira vista, mas agora que passamos por tantas coisas juntos, que acabamos nos conhecendo de verdade, compreendo que tudo o que passamos foi muito mais que necessário para que hoje pudéssemos ser mais que uma família.
Tenho tanto a agradecer ao Valdenilson Zorél, que desde o começo nos ajudou a reconhecer essa irmandade e sempre ajudar um ao outro. mesmo que intimidade seja uma M@#$%, tudo é perfeito com vocês!!!







By: Luu