O açaizeiro, como é chamada a árvore do açaí, apresenta frutas pequenas e redondas, de cor roxa escura. Nasce em touceiras, ou seja, de uma mesma raiz crescem vários pés e trata-se de um arbusto perene, originário da floresta tropical Amazônica, atualmente encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil, nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.
O estado do Amazonas e Pará, no Brasil, são os maiores produtores da fruta, sendo juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial, no estado do Pará há uma área em expansão, atualmente estimada em 200 mil hectares, destinada à fruticultura do açaí.
O açaí é considerado, por muitos, uma iguaria exótica, o seu consumo vem aumentando não apenas no Brasil, mas também na Europa, Ásia e Estados Unidos.
Típicas famílias ribeirinhas que moram às margens dos rios são responsáveis pela colheita do fruto. A colheita é realizada logo pela manhã antes do sol esquentar o tronco da árvore. O fruto é despejado em "basquetas" (baldes de sapê produzidos artesanalmente pela população local). O transporte do material é feito por barcos para as grandes fábricas de processamento do fruto e também para o comércio local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário