No início da colonização do Brasil, logo após o descobrimento, entre 1534 e 1536, foram criadas as capitanias hereditárias, entre elas, a do Maranhão que incluía o território do atual Estado do Pará.
A partir de 1751 o Maranhão passou a se chamar Estado do Grão-Pará e Maranhão, tendo a sua capital sido transferida de São Luís para Belém, com um território que compreendia os estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.
A partir daí começou a divisão. Em 1772, O Estado do Grão-Pará e Maranhão é dividido primeiro em duas unidades administrativas: o Estado do Grão-Pará e Rio Negro (Amazonas), com sede em Belém; e o Estado do Maranhão e Piauí, com sede em São Luís.
O Estado do Piauí enquanto capitania real dentro da então América Portuguesa surge no dia 20 de setembro de 1759 – data que marca a posse do primeiro governador do Estado, João Pereira Caldas – porém bem antes dessa data o estado existia como capitania integrada a jurisdição do Estado Colonial do Maranhão e era habitado por populações nativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário